Como aproveitar o malte no copo e no prato?

Como aproveitar o malte no copo e no prato?

Quem faz cerveja normalmente tem uma dúvida: o que fazer com os quilos de bagaço de malte que sobram no final da brassagem? O que nem todos sabem é que o bagaço do malte descartado em uma produção de cerveja pode ser reaproveitado de diversas formas dando sustentabilidade à cadeia produtiva.

Muitas cervejarias vendem seus bagaços de malte para criadores de animais, já que o mesmo é um alimento muito rico em nutrientes. É comum também que o bagaço seja usado como adubo na agricultura, mas existem diversas outras formas de aproveitamento do bagaço de malte na gastronomia, já que possui alto valor alimentício e sempre compõe um descarte muito significativo após uma brassagem. Veja algumas dicas:

-Produção de pães

Na contramão das grandes fábricas cervejeiras, é comum vermos cervejeiros caseiros usarem o bagaço do malte para produzir pães artesanais.

Dentro dessa linha de reaproveitamento, muitas cervejarias tem abastecido panificadoras com seus bagaços, os quais podem ser utilizados também para a produção de bolos e biscoitos.

-Cookies

Uma grande vantagem de se fazer cookies com o bagaço, é que se pode utilizar uma razão bagaço de malte/farinha maior, aproveitando uma quantidade maior de bagaço por batelada, e ainda se tem menos trabalho pois não há necessidade de sovar a massa e nem esperar crescer. Ótimo para acompanhar com uma cerveja!

-Barra de cereais

A empresa americana Regrained foi fundada por dois cervejeiros caseiros da cidade de San Francisco, no estado da Califórnia (EUA). As barras são produzidas a partir do bagaço de malte das cervejarias locais, que são muitas, e comercializadas em quase todo o território americano em 3 sabores: Honey Cinnamon IPA, Chocolate Coffee Stout e Blueberry Sunflower Saison.

A sustentabilidade agradece <3