Qual a diferença entre produzir cerveja em casa ou na cervejaria?

Qual a diferença entre produzir cerveja em casa ou na cervejaria?

Não há misticismo algum no fato de que, ao experimentar uma cerveja artesanal, os amantes dessa milenar bebida iniciam um caminho sem volta: uma simples degustação capaz de expandir os horizontes.

E, normalmente, após conhecer as variedades de rótulos que têm dominado o mercado, muitos desses aficionados por uma boa bebida entre amigos carregam um desejo consigo: o de produzir cerveja em casa. No post de hoje, vamos explicar qual a diferença entre produzir cerveja em casa ou na cervejaria. Acompanhe:

O que há em comum na produção em casa e na produção em cervejaria?

Os processos variam bastante, principalmente, no que diz respeito ao volume produtivo. Mas, ambos os processos conservam, no fim, particularidades em comum.

A começar pelos ingredientes que figuram na produção de cervejas há séculos: água, malte, lúpulo e levedura. Aí está algo que se vê abundantemente tanto em cervejarias quanto na sua casa, onde os primeiros rótulos estão sendo experimentados ou já em degustação.

Além disso, as próprias etapas produtivas não diferem tanto, como a moagem dos grãos, a mosturação, a fervura, resfriamento e fermentação, entre outros processos, que seguem pelo mesmo caminho lógico. A diferenciação reside em alguns aspectos peculiares, como:

  • O rendimento das panelas;
  • A eficiência do equipamento para extrair os açúcares do malte;
  • A eficácia em conseguir boa densidade;
  • O quanto se perde em cada etapa do processo;
  • As variações relacionadas ao equipamento de refrigeração.

Isso tudo deve ser levado em conta, pois interfere no resultado final desejado. Aí, a produção em cervejaria pode levar vantagem, já que existe um investimento maior para manter o processo sobre controle.

As vantagens da produção em casa

Por outro lado, produzir cerveja artesanal em casa tem muitos benefícios e vantagens, que vão muito além do divertimento e encantamento em criar o seu próprio rótulo.

Um deles é a beleza do processo artesanal, que mantém as características originais de sua receita, mas dificilmente garante um processo de repetitividade em cada garrafa.

Ou seja: enquanto em uma cervejaria é fácil manter mesmo sabor em todas as cervejas, a produção em casa de cerveja artesanal conserva o estilo manual da coisa: cada uma possui um sabor, textura e aroma únicos.

Outro diferencial está na facilidade em criar novos tipos de encontro entre amigos. A criação de um novo tipo de cerveja, por exemplo, já rende motivação para encarar a noite inteira degustando e ponderando novas possibilidades.

As principais diferenças entre produção em cervejaria ou em casa

Ainda assim, o cervejeiro caseiro e aquele postado entre torneiras, barris e um longo balcão devem se atentar às principais diferenças nos processos de produção, entre os quais podemos selecionar:

A moagem dos grãos

O processo caseiro costuma ser feito com moinhos manuais, enquanto modelos automatizados, comuns em cervejarias, agilizam o processo e trazem mais rendimento.

Mostura

A mostura é o processo que transforma o amido em açúcar fermentado por meio do cozimento. Nesta fase, não há cervejeiro caseiro que possa descansar, pois é preciso ficar sempre atento à panela. Já na produção em cervejaria, equipamentos automatizados ajudam a observar o melhor tempo de cozimento, bem como controlar eficientemente a temperatura do processo e o pH.

Clarificação

Mais um processo manual, na produção em casa, que remove o bagaço do mosto para a fervura e que também conta com equipamentos programáveis nas cervejarias.

Fermentação e maturação

Aqui, o termostato é o item mais utilizado, na produção em casa, e que difere um pouco dos equipamentos automatizados em cervejarias.

Envasamento

Por fim, o processo manual da produção em casa é mais trabalhoso, já que se deve evitar que a cerveja entre em contato com o oxigênio no processo. Entretanto, a produção em casa, por ser mais trabalhosa e manual, não é inferior e não perde em nada, se comparada à produção em cervejaria.

Como vimos, uma série de prazeres reside nesse processo caseiro, artesanal e dependente do seu esforço, atenção e disciplina – o que não faz, necessariamente, um processo ser melhor que o outro.

Para que você tire suas próprias conclusões, entre em contato conosco e confira quais são os principais equipamentos necessários para produzir sua cerveja artesanal!