Barris de carvalho: entenda como eles são usados para fazer cerveja

Barris de carvalho: entenda como eles são usados para fazer cerveja

Barris de carvalho: entenda como eles são usados para fazer cerveja

Engana-se quem acha que os barris de carvalho são de uso exclusivo no preparo de uísques e das uvas fermentadas, sendo capazes de agregar mais sabor, aroma e textura aos vinhos.

A Palenox foi até a Califórnia para entender como essa tendência tem vigorado deliciosamente nos rótulos de cervejas artesanais. E o que você vai conferir, a seguir, é o resultado de uma experiência que se estendeu por cinco cervejarias do Estado — e algumas degustações a mais.

Confira, e entenda conosco os diferenciais em usar os barris de carvalho para a maturação de seus rótulos favoritos de cerveja!

Os barris de carvalho na fabricação de cerveja

Tem surgido, ao redor do mundo, a ideia de que os barris de carvalho fazem toda a diferença no processo de maturação da cerveja.

E, o melhor: com ampla versatilidade, eles são usados para diversos estilos dos seus rótulos favoritos.

Só que, embora seja um conceito relativamente moderno, a ideia de usar barris de carvalho é quase tão antiga quanto a produção de cerveja em si.

Afinal de contas, quando ainda inexistia a tecnologia responsável pelos barris em inox, a cerveja produzida séculos atrás era conservada em barris de madeira.

Só que, diferentemente do passado — quando a madeira deixava a bebida exposta a uma série de microrganismos —, os barris de carvalho permitiram essa versatilidade na maturação da cerveja.

Atualmente, mais de 60 tipos de madeiras são usados para o processo — o carvalho, por exemplo, conta com a variedade dos carvalhos húngaro,  branco, francês e o americano.

Vale destacar, ainda, que o processo de seleção dos barris de carvalho também passa pelos seguintes fatores:

  • tamanho, impactando na maturação. Quanto menor, o barril, mais rápida é a extração de compostos do carvalho;
  • torras do barril, que interfere tanto no aroma quanto na coloração e no sabor da bebida.

Vamos ver, então, no que se configura esse uso de barris de carvalho na produção de cerveja artesanal?

As características da cerveja maturada em barris de carvalho

Como vimos, os aspectos desejados variam — e muito — com base nas características dos barris de carvalho.

Isso agrega ao uso da madeira, para a maturação da cerveja, uma complexidade maior. E uma série de atrativos para os degustadores de plantão. Entre eles, podemos destacar que o processo de maturação, na madeira, gira em torno de 6 meses a 3 anos, até.

Cervejas regulares e ácidas — com destaque às populares sours — estão adquirindo popularidade global. O que nos levou à pergunta: qual é o motivo para tanto alarde com os barris de carvalho?

A Palenox ao redor do mundo

Sempre em busca de novidades e inovações para o ramo cervejeiro, a Palenox empreendeu uma viagem até a Califórnia — um dos epicentros da febre de barris de carvalho na maturação de cerveja. Nessa deliciosa jornada, passamos pelas seguintes cervejarias:

  • The Bruery: localizada em Los Angeles, a empresa tem gerado destaque por contar com duas sedes para produzir as cervejas regulares, em uma, e as ácidas na filial para evitar a contaminação dos seus produtos;
  • Port Brewing: também investindo pesado na linha de cervejas ácidas, com levedura selvagem;
  • AleSmith: bem conhecida mundo afora, a cervejaria tem feito sucesso com suas cervejas fortes (acima de 10% de graduação alcoólica) maturadas em barris de madeira;
  • Mikkeller: outra figurinha carimbada dos festivais cervejeiros, com popular destaque às IPAs;
  • Novo Brazil: localizada em São Diego, a cervejaria também tem despontado com novidades nesse sentido.

Na bagagem, trouxemos muitas cervejas e uma série de novidades que não vemos a hora de compartilhar com vocês. Mais uma etapa concluída de nossa incessante busca por novidades do mercado cervejeiro dão redor do mundo!

E você, já experimentou algumas cervejas maturadas em barris de carvalho? Compartilhe conosco a sua experiência, no campo de comentários!