Pilsen é lager?

Degustadores de cervejas artesanais, diante de tantos estilos diferentes, logo começam a cruzar as informações degustadas e, invariavelmente, esbarram em uma dúvida comum: afinal, existe diferença entre os tipos pilsen e lager ou elas são da mesma família?

Sim, trata-se de uma dúvida comum e que é facilmente explicada, não precisando ser um mestre-cervejeiro para compreendê-la. Mas, para auxiliar em sua empreitada degustativa vamos reunir, neste post, tudo o que você precisa saber sobre a tradicional cerveja pilsen e a cerveja lager. Confira!

Existe diferença entre os tipos pilsen e lager?

Tudo começa quando avaliamos a classificação geral das cervejas artesanais, dividida em três grupos — ou famílias, como preferir:

  • Lagers;
  • Ales;
  • Lambics (as cervejas de fermentação espontânea).

A cerveja lager é aquela produzia a partir de uma baixa fermentação, caracterizando-se pela suavidade no sabor e em seu teor alcoólico.

As ales, por sua vez, são as cervejas artesanais de alta fermentação. Aquelas com mais corpo e complexidade em seu sabor e aroma. Enquanto as de fermentação espontânea — mais raras de se encontrar por aqui — trabalham com microrganismos em sua fermentação.

No entanto, para o esclarecimento da pergunta que dá nome a este artigo, vamos nos ater à cerveja lager, que é da onde a pilsen e a american lager fazem parte. Parentes, mas diferentes.

Como se caracteriza a cerveja lager?

Mais recente que outros tipos de cerveja, a lager conta com um processo lento de maturação — em média, 8 semanas —, o que explica o significado de seu nome em alemão: guardada.

E, entre os tipos de cerveja que se amontoam nesse estilo, podemos apontar:

  • Munich Helles;
  • Bock;
  • Vienna Lager;
  • Pilsen;
  • American Lager.

E é nas peculiaridades desses dois últimos que vamos entender a diferença entre os tipos pilsen e lager.

O que é a american lager?

São as nossas tradicionais cervejas comerciais, — sejam elas puro malte ou não —, com grande diferenciação nesse aspecto, mas com uma coloração dourada nítida.

O que é a cerveja pilsen?

Nascida na cidade de Pilsen, na República Tcheca, a cerveja pilsen também contam com características similares às american lager (douradas e leves). O que as diferencia, portanto?

Primeiramente, o nível de amargor. A cerveja pilsen tende a tem entre 25 e 45 IBU (Unidades Internacionais de Amargor) enquanto a cerveja lager, em média, possui até 15 IBU.

As pilsen, também, buscam seguir a Lei de Pureza Alemã (reinheitsgebot), que prega o uso de apenas 4 ingredientes para produzir a sua cerveja:

  • Malte de cevada;
  • Água;
  • Lúpulo;
  • Levedura.

As lager, por sua vez, optam pelo uso de aditivos, como o milho (cereais não maltados), visando baratear o seu custo final — o que também interfere em seus aspectos sensoriais.

Quais conclusões que podemos tirar?

Por isso, vale a pena se atentar a um conceito esclarecedor: aquelas cervejas comerciais acostumadas a preencher o espaço publicitário na TV, e comercializadas sob a batuta de pilsen, são american lager, na verdade.

A diferença entre os tipos pilsen e lager, portanto, está no seu método de produção, Assim, é importante degustar os seus rótulos favoritos tentando compreender, em sua percepção sensorial, onde estão as suas principais diferenças. Com o tempo, você irá perceber nitidamente o que caracteriza cada uma.

E, se além de degustar você também tiver interesse em produzir as suas próprias cervejas artesanais, acesse o nosso site e confira os equipamentos para produzir cerveja que temos para facilitar o seu trabalho!