Como-montar-uma-microcervejaria

A cerveja artesanal se tornou um capítulo importante em sua vida e chegou a hora de dar um passo empreendedor nessa direção, certo? Por isso, neste post, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre como montar uma microcervejaria!

Confira e entenda um pouquinho mais sobre o funcionamento do mercado para além das exigências do seu consumidor! Acompanhe:

O mercado para as microcervejarias

Cada vez mais crescente, o mercado de home brew brasileiro apresentou mudanças significativas desde que víamos no mercado muito da nossa tradicional cerveja Pilsen.

Hoje, existem quase 500 microcervejarias no País – como efeito comparativo: são mais de 4 mil, nos Estados Unidos, com uma fatia de mercado em constante ascendência.

Isso, entretanto, em comparação com um mercado que inexistia há pouco mais de dez anos no Brasil. Pois, de acordo com a Associação de Cervejeiros artesanais de Minas Gerais (Acerva Mineira), o mercado de cervejas especiais cresce 45% ao ano.

Imagine, então, a quantidade de empreendedores interessados em montar uma microcervejaria? Por isso, reunimos algumas informações úteis abaixo para facilitar a sua empreitada. A começar pela localização de sua microcervejaria! Vamos lá?

Como escolher o local ideal para sua microcervejaria

A decisão esbarra, inicialmente, no seu objetivo: produzir e comercializar localmente ou com foco em expansão para que o consumidor conheça a sua marca e produto.

Afinal de contas, caso o seu foco seja a produção local, você não precisa estar tão próximo do seu público-alvo. É importante, entretanto, que o espaço esteja de acordo com as normas da prefeitura local para a realização de atividades econômicas.

Sem falar, é claro, da disponibilidade de espaço para instalar o seu equipamento para fazer cerveja artesanal e a acomodação dos insumos.

De olho nas exigências legais para a produção de cerveja artesanal

Em primeiro lugar, você que procura saber como montar uma microcervejaria deve:
• Consultar se o local está adequado para a realização de atividades comerciais;
• Verificar se existem empresas registradas com o nome que você deseja utilizar;
• Realizar o registro do contrato social;
• Solicitação do CNPJ;
• Solicitação da Inscrição Estadual;
• Buscar o alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda;
• Fazer a sua matrícula no INSS.

Além disso, também é necessário conhecer o Código de Defesa do Consumidor, uma vez que você irá fornecer serviços e produtos ao mercado de consumo.

A estrutura para quem deseja saber como montar uma microcervejaria

Em seguida, é hora de focar suas atenções na estrutura necessária para fazer a sua produção de cerveja artesanal.
Recomendamos um espaço com 40 m² disponíveis para o trânsito fácil de pessoas e a acomodação dos equipamentos para fazer cerveja artesanal. Além disso, um balcão para degustação e a área de cozinha e banheiros, totalizando cerca de 150 m².

Tudo vai variar também do que você pretende para o espaço. Afinal, não é incomum a realização de eventos nas próprias microcervejarias visando o conhecimento do público a respeito da marca e também para trocar experiências e conhecerem novos rótulos.

A mão de obra para a sua microcervejaria

Por fim, vamos falar da contratação de mão de obra especializada para manter a sua microcervejaria com a capacidade produtiva desejada.

Para isso, é importante avaliar a sua demanda, bem como o investimento utilizado para produzir as suas cervejas artesanais. Mas, basicamente, com duas pessoas é possível produzir uma quantidade pequena e, ainda, trabalhar no processo administrativo.

Em seguida, convém analisar a necessidade em contratar outros tipos de profissionais, como aqueles que vão cuidar apenas da produção, outros para servir – caso seja o seu objetivo – e também para lidar com questões administrativas mais complexas.

Com o tempo, você vai perceber que todo o seu planejamento focado em como montar uma microcervejaria será praticamente um exercício de se moldar às suas novas necessidades e objetivos de expansão.

Gostou do artigo de hoje? Animou montar a sua microcervejaria? Então, desejamos muito sucesso e, já sabe: pode nos convidar para a inauguração do seu negócio!