insumos-necessario-para-fazer-cerveja-em-casa

Para a produção de cerveja em casa equipamentos específicos são essenciais, é verdade, mas nada disso faz sentido sem a presença de insumos para a cerveja artesanal.

Diga-se de passagem: é uma combinação de fatores que vai fazer com que você chegue à fórmula ideal. Mas cerveja artesanal que se preze leva as características fundamentais da cerveja em sua receita e, por isso, os insumos devem ser levados muito a sério.

E é por isso que, neste post, vamos nos aprofundar em conhecer os principais insumos para cerveja artesanal: água, malte, lúpulo e leveduras. Confira!

Água

Já não é mais segredo que a água faz toda a diferença na produção de cerveja em casa. Em tempos antigos, inclusive, as melhores produtoras de cerveja escolhiam suas localizações devido à presença de uma boa água ao redor.

Atualmente, já existem processos que modificam a água de acordo com os critérios de cada receita, mas isso não exclui a importância em contar com um líquido com as seguintes características fundamentais:

  • Não clorada;
  • Potável;
  • pH entre 6,5 e 7,0;
  • Menos de 100 mg/litro de carbonato de cálcio ou magnésio;
  • Traços de magnésio na forma de sulfatos;
  • De 250 a 500 mg/litro de sulfato de cálcio;
  • De 200 a 300 mg/litro de cloreto de sódio;
  • Menos de 1 mg/litro de ferro.

Vale lembrar que o controle do pH é fundamental, pois influencia na ação enzimática dos ingredientes do mosto. Tudo varia, é claro, de acordo com o tipo de cerveja artesanal que você deseja produzir.

Malte

Do processo de germinação de grãos (como o trigo e a cevada) obtém-se o malte, que possui significativa participação nas alterações físico-químicas de sua cerveja artesanal.

Para a produção da cerveja os grãos mais utilizados são o trigo e a cevada. E existem aqueles conhecidos como base (com grande conversão de açúcares, que gera uma boa fermentação) e os especiais (com baixa conversão de açúcares, mas que ajuda a trazer aromas e sabores diferenciados à bebida).

Lúpulo

Se tem alguém que pode ser responsabilizado pelo amargor de sua cerveja, este alguém é o lúpulo. Inclusive, que se divide em dois tipos: amargor e aromático.

O primeiro é mais utilizado durante o processo de fervura para extrair o amargor desejado, enquanto o lúpulo aromático é utilizado na etapa final da fervura para conferir um aroma mais acentuado à cerveja artesanal de sua preferência.

Leveduras

Por fim, a levedura (ou fermento) é o insumo final para a produção de cerveja em casa. O fungo é um dos responsáveis pela fermentação da bebida e contribui ativamente para trazer diferentes características para a sua cerveja.

Dessa maneira, tem-se a combinação que você quiser para produzir a sua receita. Sugerimos que, independentemente do seu tipo de cerveja artesanal favorito, que você experimente fazer de tudo com os melhores equipamentos para produção de cerveja artesanal em casa.

Outros insumos para cerveja artesanal

Falta falarmos sobre algumas características diferenciadas para produzir cerveja em casa: as frutas e especiarias.Afinal, elas podem conferir peculiaridades ainda mais exclusivas aos seus rótulos trazendo sabores e aromas ainda desconhecidos ou pouco explorados no mercado de home brew.

E aí, ficou com alguma dúvida a respeito dos insumos necessários para a produção de cerveja em casa? Compartilhe conosco!