Além de ter colaboradores treinados e capacitadas no atendimento em prol de um bom relacionamento com o cliente, uma das principais diretrizes da Palenox é a preocupação em produzir e comercializar produtos de qualidade, que geram menor custo no processo de produção dos clientes e também economia de insumos abaixo da média.

Por esse motivo, resolvemos criar o post de hoje. Nele, você vai entender as vantagens em adquirir os produtos Palenox! Confira abaixo alguns pontos importantes! Acompanhe:

O cozinhador externo (fervura do mosto)

No Brasil, os primeiros cozinhadores externos foram instalados no final da década de 70, na cidade do Rio de Janeiro, sendo que, os equipamentos já eram utilizados, anteriormente, em países do primeiro mundo.

A Palenox domina perfeitamente o processo de fervura do mosto com cozinhadores externos porque os seus colaboradores acompanham a instalação destes cozinhadores e trabalharam diariamente com o equipamento.

Esclarecemos que eles podem ser aquecidos de diversas formas, inclusive, com gás quente (processo desenvolvido pela Palenox). Além disso, os cozinhadores externos foram desenvolvidos para obter uma fervura mais intensa e eficiente energeticamente, assim como, em termos de taxa de evaporação, eliminação de Di-Metil Sulfito (DMS), supressão do sabor de mosto nas cervejas prontas e outros componentes voláteis.

Explicamos que todos os fabricantes alemães de brassagens para cervejarias oferecem a opção do cozinhador externo. E destacamos que os cozinhadores externos produzidos pela Palenox não possuem cantos mortos e são operados por bombeamento, com velocidade adequada do mosto de modo que torna impossível a caramelização do mosto e a incrustação do sistema.

O processo de mostura

No processo de mostura a troca de calor é indireta e o fluído de aquecimento não ultrapassa os 90 °C, no final do processo de mostura. A diferença de temperatura em relação à mostura, durante todo o processo (rampas), é de no máximo 15 °C, portanto, com a máxima preservação das enzimas do malte e, absolutamente, nenhuma caramelização ou incrustação no trocador de calor.

Ressaltamos que o aumento da temperatura entre uma pausa e a seguinte pode ser programada de acordo com o processo do cliente. A subida da temperatura na mostura, no equipamento Palenox, atende às normas técnicas internacionais.

O desempenho energético do aquecedor

O aquecedor Palenox, que é patenteado pela empresa, é muito econômico, pois não queima combustível sem motivos e é termicamente isolado. Ele só queima combustível quando há a necessidade real de geração de calor na cervejaria e para suprir as necessidades de calor na fábrica.

Esclarecemos que o aquecedor Palenox não funciona com fogo direto. Ele tem uma câmara de combustão e apenas os gases da combustão trocam calor com o mosto durante a fervura em um ambiente isolado da câmara de combustão. Frisamos que, em nenhuma das etapas de produção, o aquecedor influencia negativamente sobre a qualidade do mosto.

Pelos fatos expostos acima, destacamos que o sistema de aquecimento Palenox é mais econômico do que qualquer outra forma de aquecimento.

Sobre o Bi Bloco

Todos os fabricantes mundiais de equipamentos para cervejarias oferecem, inicialmente, para seus clientes o Bi Bloco. Na Europa, a imensa maioria das cervejarias operam com um Bi Bloco é só verificar as imagens disponíveis nos sites dessas empresas. E mesmo, no Brasil, as brassagens importadas por mini cervejarias são todas Bi Bloco.

Esclarecemos que a configuração da brassagem não inicia no Tri Bloco e não finaliza no Quadri Bloco. Um Bi Bloco bem dimensionado é mais eficiente do que um Tri Bloco. No processo de resfriamento do mosto, nas brassagens Bi e  N Bloco da Palenox, não há perda de mosto, ou seja, o trub fica totalmente seco.

Os fermentadores auto refrigerados (expansão direta)

Os fermentadores com expansão direta são utilizados, também, em larga escala, principalmente, na Europa, em grandes cervejarias, com fermentadores nos quais cabem centenas de milhares de litros utilizando para essa operação amônia.

A expansão direta de amônia, que incorpora bombeamento da amônia (onde há perda de calor), é em média 30% mais econômica que a refrigeração indireta com glicol. Quando as grandes cervejarias optam por refrigeração indireta é, apenas, pela periculosidade da amônia. No portal da empresa de consultoria alemã  Sachverstand-Gutachten, é possível encontrar laudos e perícias técnicas sobre o tema.

Frisamos que os fermentadores Palenox, com expansão direta, o processo se torna mais econômico ainda pelo fato de não haver a necessidade do bombeamento do gás refrigerante liquefeito. Basta, apenas, dominar a técnica construtiva dos fermentadores, com expansão direta, para que os equipamentos funcionem perfeitamente.

A preocupação da Palenox é com a satisfação, como mencionamos acima, e com o custo de produção dos clientes Palenox porque repudiamos e entendemos que é antiético gerar ônus de produção desnecessários por falta de qualidade na produção dos equipamentos.

Por isso, garantimos para todos os nossos clientes o menor custo de produção de cerveja do mercado! Estamos à disposição para responder qualquer dúvida, basta mandar um e-mail para gente aqui!