7-destinos-que-todo-cervejeiro-deve-conhecer

O Brasil tem se tornado um expoente, quando o assunto é a produção e degustação de cerveja artesanal. E quem nos dá respaldo para essa afirmação são os próprios destinos brasileiros, que já se acumulam às dezenas para garantir aos amantes da boa cerveja um verdadeiro roteiro turístico para quem quer fazer de suas próximas férias seguidas aulas de cerveja artesanal!

Por isso, reunimos neste post, sete cidades brasileiras que todo amante de cerveja artesanal deve conhecer e que tem se destacado por abrigar algumas das melhores cervejas artesanais do país. Confira!

1. Campos do Jordão

A cidade paulista, que tem notoriedade turística nas épocas mais frias do ano. Tem recebido atenção para algo degustativo, além dos chocolates quentes e vinhos, a cerveja artesanal.

E quem tem contribuído para isso é a marca Baden Baden, que inclusive concede tours aos apreciadores de uma cerveja diferenciada. Além deles, a Cervejaria Campos do Jordão também tem arriscado novidades nos rótulos artesanais.

Com isso, outros rótulos também desembarcaram na cidade ampliando o repertório para quem está à procura de novidades para saborear. E fica a dica: Campos do Jordão também recebe o Festival Internacional de Cervejas, com uma boa mistura de gastronomia e música.

2.Piracicaba

A cachaça deixou de ser a unanimidade em Piracicaba. Ao menos, se contarmos que existem em cervejarias que fizeram da cidade o seu cantinho produtivo: a Cevada Pura, a Dama Bier e a Leuven.

Existem passeios que podem ser realizados para aprofundar os conhecimentos em cerveja e, além disso, os próprios bares da cidade já estão se adaptando à versatilidade do paladar de seus consumidores.

Nos cardápios, além das cervejas industriais, muita cerveja artesanal para harmonizar com petiscos e brindes ao redor da mesa.

3. Ribeirão Preto

Ainda no interior paulista, Ribeirão Preto virou rota para os amantes de cerveja artesanal por ser a morada da Colorado, uma das precursoras desse modelo de bebida tão em alta no Brasil e que vem fazendo isso desde meados de 1996.

A cervejaria conta com um bar próprio, inclusive, mas também tem dividido atenções com outras cervejarias locais, como é o caso da Invicta, Pratinha, Walfänger e Lund.

Detalhe: o tour pelas cervejarias é não apenas possível, mas muito recomendado para que você não se limite à degustação em bares.

4. Gramado

O Sul do Brasil também aproveitou a rota turística nas estações mais frias do ano e empreendeu boa dose de conhecimento na produção de cerveja artesanal.

O resultado é uma mistura ainda mais rica de sabores e cenários incríveis – que a cidade ostenta desde sempre –, com muitos rótulos locais fazendo a alegria de quem quer variar o cardápio de vinhos tão tradicional na cidade.

5. Curitiba

Ainda no Sul, a capital paranaense está cada vez mais articulada em eventos para os amantes da cerveja, bares com rótulos diferenciados e, claro, produção local de cerveja artesanal.

Vale dar uma conferida em tudo o que a cidade tem aprontado nesse sentido, como é o caso do Terça dos Artesanais, projeto que reúne entusiastas para provar e aprovar novos rótulos.

6. Belo Horizonte

Aqui, a amarelinha tradicional de Minas Gerais também abre alas para outros tons à mesa, com destaque para a produção da Krug Bier e da Cervejaria Backer.

Quer ir mais além? A infinidade de bares de Belo Horizonte escancara rótulos para todos os gostos e apetites gastronômicos. Vale se perder pelos bairros mais boêmios da cidade.

7. Blumenau

Não poderíamos encerrar nossa lista de roteiros para os amantes de cervejas artesanais sem falar em Blumenau, morada da afamada Oktoberfest e berço importante das cervejas artesanais.

Entre as principais cervejarias da região, podemos destacar:
• Bierland;
• Eisenbahn;
• Zehn Bier;
• Saint Bier.

Entre outras, que se concentram na cidade e em seus arredores – que, com certeza, valem a visita e caprichadas degustações!

E para você? Esquecemos de mencionar algum destino brasileiro que todo amante de cerveja artesanal deve conhecer? Compartilhe conosco no campo de comentários deste post!